Regras do Padel
4. INÍCIO DO JOGO
4.1. A partida é disputada sempre por 04 (quatro) jogadores, dois contra dois, caracterizando o Padel como um jogo de duplas.
4.2. A escolha do lado do campo em que a dupla começará a jogar e o direito de iniciar o serviço serão decididos por sorteio. O vencedor decidirá entre o serviço e a escolha do lado onde começará a jogar.
4.3. Ao iniciar cada "set" a dupla decidirá qual o jogador que começará a servir e, dali em diante, o farão alternadamente.
4.4. Também ao início de cada "set" a dupla decidirá quem começa a receber o serviço, não podendo alterar esta posição até o final do mesmo "set".
4.5. Antes do início de cada jogo os participantes terão direito a 5 minutos de aquecimento, dentro do campo.
4.6. O início do jogo começa com o serviço.
5. O SERVIÇO OU SERVIÇO
5.1. O serviço consiste no jogador, da sua "área de serviço" (direita ou esquerda), lançar a bola por cima da rede na "área de recepção de serviço" (direita ou esquerda) do adversário localizada na sua diagonal.
5.2. A rotina "Serviço" implica na execução de uma segunda tentativa caso o sacador tenha desperdiçado a primeira.
5.3. O jogador que serve terá o direito de repetir, tanto o primeiro serviço quanto o segundo, sempre que a bola tocar na rede ("net") e cair dentro da "área de recepção de serviço" do adversário, desde que o segundo pique não bata na parede lateral ou na "quina" da parede.
5.4. A ocorrência do "let" (repetição do ponto) garante ao jogador que serve o direito a um novo "Serviço".
5.5. No momento em que o jogador que serve bate na bola, ou da sua tentativa frustrada, o serviço será considerado como efectuado.
5.6. O jogador que serve, durante o serviço, deverá manter-se dentro da sua "área de serviço" não podendo pisar, ultrapassar ou picar a bola fora do seu limite.
5.7. Ao servir, o jogador não poderá andar ou correr.
5.8. No momento do serviço o jogador deverá bater na bola em altura abaixo da sua cintura e ter pelo menos um dos pés em contacto com o piso.
5.9. O serviço deverá ser realizado sob a concordância tácita do recebedor. Caso este não esteja preparado e não esboce nenhuma resposta, o jogador que serve deverá efectuar novo serviço, ainda que seu serviço tenha sido incorrecto.
5.10. O recebedor deverá esperar a bola picar dentro da "área de recepção de serviço" para depois responder.
5.11. A bola servida que bater no recebedor ou no seu parceiro sem tocar no piso será considerada ponto para a equipa que serve.
5.12. O serviço não poderá ser respondido pelo parceiro do recebedor.
5.13. Quando um ou mais serviços forem executados com o jogador que serve situado no lado errado da "área de serviço" deve-se validar os pontos jogados e imediatamente corrigir o erro.
5.14. Quando um jogador servir na vez de outro deve-se validar os pontos jogados e imediatamente corrigir o erro.
5.14.1. Se o erro for percebido no primeiro serviço, este ponto não será validado.
5.14.2. Se o erro for percebido após o encerramento do "jogo" ou "game" deverá ser observada a nova ordem de serviço.
5.15. Quando durante o jogo a ordem de recepção for alterada, esta deverá ser mantida até o final do "game" e o erro corrigido somente a partir do "game" seguinte.
5.16. Durante o serviço, o parceiro do sacador deverá manter posicionamento que permita o recebedor observar o percurso da bola.